Da magia do silêncio…

Por mais violento que seja o argumento contrário, por mais bem formulado, eu tenho sempre uma resposta que fecha a boca de qualquer um: «Vocês têm toda a razão». Millôr Fernandes

Achei essa uma frase intrigante. Resolvi que hoje ia começar com ela. Hoje acordei pensativa. Daí quando li está frase deu-se um insight. Fiquei pensando que isso é exatamente o que eu tenho feito depois que voltei de Maringá, diferente e mais madura graças a Deus! Hoje aprendi a não dar mais tanta importância pra pessoas que não a merecem, e por isso não discuto nenhum tipo de assunto com pessoas que pra mim não valem a pena.

E depois tem aquelas pessoas que quando você as descobre fica tão feliz. Quando voltei pra Prudente achei que minha vida se resumiria a muito pouco, já que tudo, ou melhor, aquilo que eu achava que era tudo ficou em Maringá. Mas fomos surpreendidos mais uma vez.

Deixando um pouco minha vida de lado, quase não consigo, mais me despindo de minhas ideologias pessoais, eu acredito que não existe argumento melhor numa discussão que não discutir com alguns tipos de pessoas. Como dizia o meu professor de filosofia numa aula dessas tem gente que não adianta a gente discutir porque eles nunca serão capazes de entender. E aqueles que mais falam discutindo um ponto de vista muitas vezes acabam por não conseguirem chegar a ponto nenhum, isso faz com que nossa melhor posição seja ficar caladinha e depois de toda a explanação proferir apenas um singelo “você  tem toda razão” . A pessoa sai satisfeita e você menos estressado. Assim todo mundo fica num estado de satisfação, no caso do que fica calado a satisfação dura bem mais, com certeza!

Ninguém precisa ficar por aí provando conhecimento e sabedoria pra ninguém. Aqueles que dependem disso pra ser reconhecidos deveriam tentar ajuda, problemas psicológicos se resolvem (alguns pelo menos, rsrsrs)! Argumentos e mais argumentos não adiantam se não tiverem o mínimo de noção e de coerência, e pessoas que têm bons argumentos não saem gritando eles nas pessoas a torto e a direito pra que entrem em vossas cabeças. Já dizia Pitágoras (um empréstimo que fiz da matemática), “Escuta e serás sábio. O começo da sabedoria é o silêncio.”. Assim termino, deixando essa frase que acho maravilhosa pra que a gente pense um pouco mais antes de sair por ai bradando nossos argumentos.

É o que tenho pra hoje!!

Deixe uma resposta

